Carregando...
A Energia Solar é um termo que se refere à utilização de luminosidade e/ou calor que nos é provido do sol para diversas funcionalidades, tudo dependendo de como elas são captadas e convertidas, podendo ser usadas a fins de geração de energia elétrica com o sistema de micro ou mini geração fotovoltaica e utilizando o sistema de aquecimento de água, tanto como para casa toda, como somente para a piscina da sua residência, indústria, escolas, comércios e dentre outros locais que tiver preferência.
O sol é uma fonte de energia eterna, que com o passar dos anos as tecnologias que envolvem a energia solar vão ficar ainda mais avançadas, mostrando um mundo maior de possibilidades e ideias. Considerando que ao fazer uma instalação autossustentável e ecológica dá um grande apoio para o meio ambiente e nosso planeta, faz com que haja menos geração de dióxido de carbono e minimiza o gasto dos recursos naturais do nosso planeta.
A energia fotovoltaica é uma das energias que vem crescendo constantemente nos últimos anos, e se supõe que irá crescer mais com o tempo. Essa feita é gerada com base em um gerador, que é composto com diversos materiais, dentre seus principais os módulos e inversores solares.
O processo da geração funciona da seguinte forma, é criada uma reação com as moléculas das placas de silício que estão presentes nos painéis, essa combinação faz com que gere energia elétrica, quando ligada em um circuito solar completo, percorre essa energia em corrente contínua (CC), para o inversor, o inversor, ou conversor estático, faz com que a corrente seja convertida para alternada (CA), que é aquela que percorre em sua residência, comércio, indústria entre outros, resumidamente, é a mesma que é fornecida pela concessionária.
Com essa fonte renovável é certo que ajudará seu usuário no auxílio para a fatura de luz, podendo reduzi-la drasticamente dependendo do seu consumo e ligação.
A energia solar térmica consiste na transformação da energia solar em energia térmica, SENDO uma energia alternativa, renovável e sustentável, que funciona utilizando o sol como fonte abundante de energia e pode ser aproveitada e utilizada por diferentes tecnologias, como: aquecimento solar, energia solar fotovoltaica e energia heliotérmica.
A energia é captada através de painéis solares térmicos, também chamados de coletores solares. São os sistemas mais simples, econômicos e conhecidos de aproveitar o sol, sendo utilizados em casas, hotéis e empresas para o aquecimento de água para chuveiros ou piscinas, aquecimentos de ambientes ou até em processos industriais. Os painéis são simples e têm a função de transferir o calor da radiação solar para a água ou óleo que passa por dentro deles para então ser utilizado como fonte de calor.
No Brasil, o potencial de energia fotovoltaica é imenso, dados seus altos índices de radiação solar. Atualmente, os governos e as concessionárias de serviços públicos são os principais investidores, utilizando painéis fotovoltaicos em sinalização e fiscalização rodoviárias, iluminação pública, telecomunicações e outros. O projeto federal Luz Para Todos, que visa levar energia elétrica para comunidades isoladas e carentes, também faz amplo uso da energia fotovoltaica.
No entanto, os sistemas fotovoltaicos on-grid ainda são uma grande novidade. Os dois principais obstáculos têm sido o custo de compra e instalação dos painéis e a falta de uma política oficial de subsídios. O primeiro já está sendo ultrapassado graças ao avanço da tecnologia, que tem reduzido o custo e aumentado a eficiência dos painéis fotovoltaicos. Já o segundo depende da vontade política dos governantes e da conscientização da sociedade, o principal fator de pressão junto ao poder público.
As perspectivas do setor no Brasil, porém, são otimistas, e espera-se que em breve o país conte com legislação que defina incentivos à instalação de sistemas fotovoltaicos residenciais e comerciais, assim como à venda de energia fotovoltaica à rede elétrica por parte dos usuários.
Rua Bento Alves, nº 1525 - Rio Branco
São Leopoldo - RS
CEP: 93032-060